Terapias integrativas: Ayurveda

A tradição indiana milenar conhecida como ayurveda (que significa ciência ou conhecimento da vida), surgiu da observação da natureza.  Apesar da alimentação ayurvédica e as massagens (abhyanga) serem os aspectos mais destacados na mídia, a reeducação mental, conquistada principalmente pela prática do yoga e da meditação, também é fundamental nesta tradição. 

No Ocidente, medicina, nutrição e psicologia andam comumente separadas, cada uma focando em um aspecto do ser. Sabemos que o ideal é o trabalho multiprofissional. Na abordagem ayurvédica a pessoa é caracterizada de acordo com os doshas (características biológicas) e gunas (tendências comportamentais/mentais).  

Se a sua natureza mental estiver Sattwica ou seja equilibrada, seu dosha responderá com maior clareza e equilíbrio. Mas se estiver muito agitada (Rajas) ou obscura (Tamas), poderá alterar seu corpo físico, iniciando assim algum tipo de distúrbio. Veja abaixo como os gunas, de forma geral,  atuam nos diferentes doshas:

Vata

  • Sattwa: Energético, adaptável, rápido para compreender, boa comunicação, forte senso de unidade humana, forte energia de cura, bom entusiasmo, espírito positivo, talentoso para iniciar coisas, boa capacidade para mudanças e movimento.
  • Rajas: Indeciso, não confiável, hiperativo, agitado, volátil, impaciente, perturbado, distraído, nervoso, ansioso, tagarela, superficial, barulhento, desordenado.
  • Tamas: Medroso, desonesto, deprimido, auto-destrutivo, mentalmente perturbado., tendência a tomar drogas.

Pitta

  • Sattwa: Inteligente, claro, perceptivo, esclarecido, bom discenirmento, determinação, independente, entusiasmado, fraterno, corajoso, bom líder e bom guia.
  • Rajas: Teimoso, impulsivo, ambicioso, agressivo, controlador, crítico, manipulador, arrogante, vaidoso.
  • Tamas: Vingativo, violento, destrutivo, criminoso, vil, odioso.

Kapha

  • Sattwa: Calmo, pacífico, contente, estável, consistente, leal, amoroso, sabe perdoar, paciente, devotado, receptivo, educado, intensa fé.
  • Rajas: Controlador, apegado, voraz, ambicioso, materialista, sentimental, carente.
  • Tamas: Sombrio, grosseiro, letárgico, depressivo, apático, preguiçoso, obsceno, insensível.

As classificações facilitam a detecção do nível de desarmonia que uma pessoa se encontra e quais os tratamentos seriam mais indicados para harmonizar corpo e mente.

Saiba mais no curso online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags