Yoga, meditação e ayurveda no autismo

Downward-Dog.png

Nos últimos anos uma grande quantidade de estudos foram publicados acerca da aplicabilidade das práticas integrativas e complementares em saúde, especialmente yoga, ayurveda e meditação no tratamento do autismo. Os mesmos mostram que crianças e adultos com autismo possuem experiências sensoriais muito diferentes de outras pessoas. Isso faz com que seus que seus corpos muitas vezes fiquem presos nos modos de luta, desviando o sangue dos órgãos digestivos para os músculos esqueléticos. Assim, a digestão fica mais difícil, a respiração torna-se mais superficial e movimentos involuntários aparecem.

BENEFÍCIOS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Estudos mostram que, por meio de práticas de yoga e meditação, quando pessoas no espectro do autismo aprendem técnicas de relaxamento, como a "flutuação em uma nuvem", se acalmam e regulam as emoções com maior facilidade. Além dos benefícios tipicamente associados à força e à flexibilidade, já existem evidências de que a prática de yoga também reduz a dor, ansiedade, agressividade, comportamentos obsessivos e estereotipias em crianças com autismo. Apesar da prática ser pessoal ela manifesta-se melhorando as relações. Por isso, crianças que praticam yoga sentem-se mais confiantes e fazem amizades com maior facilidade (Keenan-Mount, Albrecht & Waters, 2016).

Na escola, muitas vezes o cansaço e o excesso de informações reduz a aprendizagem de todas as crianças, inclusive as típicas. Estudos mostram que a inserção de práticas curtas de yoga em meio às aulas reduz a ansiedade, a agitação e frustração das crianças. Por meio de orientações presenciais guiadas e também imagens mostradas em cartões, pôsteres, tablet ou smartphones as crianças visualizam posturas, modelando-as, imitando-as. Estudo mostrou que práticas curtas diárias, feitas em sala de aula por 16 semanas, reduziram os comportamentos desafiadores, a irritabilidade, a letargia, a auto exclusão social, a agressividade e a hiperatividade em crianças no espectro autista (Koenig, Buckley-Reen & Garg, 2012).

Apesar de algumas escolas, professores e pais terem resistência com a palavra yoga, associando-a à religião ou recitação de mantras em uma língua estranha, o yoga praticado com pessoas com autismo, especialmente em escolas, não tem nada a ver com isso. É uma prática em que posturas, exercícios de respiração, técnicas de relaxamento e ferramentas de auto-regulação são ensinadas de forma criativa. O objetivo é que a criança consiga transpor o que aprende para vencer os desafios da escola ou da vida cotidiana. 

BENEFÍCIOS PARA PAIS E CUIDADORES

Estudos mostram que pais e cuidadores de pessoas com autismo comumente referem mais ansiedade e sintomas do estresse, como redução da memória, dificuldades no aprendizado, confusão mental, crises emocionais, frustração, depressão (Cachia, Anderson & Moore, 2015). As práticas de yoga e meditação aumentam o bem estar, a compaixão, a empatia e aceitação.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/