Práticas integrativas em saúde - Yoga e Ayurveda

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) inseriu o Brasil na vanguarda da área de saúde. A política responde ao desejo da população por cuidados de saúde mais holísticos e humanizados. Em 2017 Yoga e Ayurveda passaram a integrar a política.

centro-specializzato-in-yoga-meditazione-ayurveda-sri-lanka.jpg

Um dos desafios para a implantação destas novas práticas no Sistema Único de Saúde é garantir a formação e qualificação dos profissionais, em um país de extensão continental. Há mais de uma década venho estudando terapias integrativas e complementares. Sou nutricionista, com doutorado na área de psicologia e pós doutorado em saúde coletiva. Durante o meu doutorado implantei um curso online para treinamento de profissionais de saúde. O trabalho me garantiu uma bolsa de estudos em Harvard.

Para os profissionais interessados o curso de formação em práticas integrativas e complementares com ênfase em yoga e ayurveda está com inscrições abertas! O mesmo tem duração de 12 meses e é realizado 100% online. Saiba mais aqui.

Yoga e Ayurveda tiveram sua origem na Índia em torno do século VI a.C., coincidindo aproximadamente com a vida de Buda. A palavra ayurveda vem das raízes em sânscrito ayuh, que significa “longevidade”, e veda, “conhecimento”. Muito praticada na Índia, a ayurveda se baseia na crença de que o corpo humano representa o universo inteiro em um microcosmo e que a chave para a saúde é manter um equilíbrio entre o corpo microcósmico e o mundo macrocósmico. A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, massagens, aromaterapia, psicologia.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/