Proposta do Ayurveda para uma alimentação equilibrada

A medicina tradicional da Índia, Ayurveda, possui uma tradição de mais de 5.000 anos, tendo sido reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um sistema válido de cuidados em saúde. No Brasil, em 2017, a política de práticas integrativas e complementares do SUS instituiu os procedimentos ayurvédicos como uma das opções para manejo da saúde. 

 A alimentação é um dos mais importantes elementos de prevenção e cura de doenças no Ayurveda. Os alimentos Sáttvicos promovem o equilíbrio, a saúde e o autoconhecimento. Alimentos frescos, recém colhidos, preferencialmente orgânicos são sáttvicos. Frutas frescas, legumes e verduras, cereais integrais, mel e leite orgânico são considerados, em geral, promotores da saúde. 

Excesso de industrializados e alimentos de origem animal desequilibram o corpo, devendo ser consumidos em pequenas quantidades, de acordo com o Ayurveda.

Você pode aprender mais sobre este importante sistema de saúde no curso online: "A essência do Ayurveda".

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags