Os benefícios de viver em atenção plena

Nas últimas semanas foquei os posts do blog na importância de vivermos o presente. O esforço melhora nossa saúde física e emocional, eleva nossa autoestima e nos aproxima da vida que realmente queremos levar. Mas as desculpas para não parar, não meditar, não focar no presente são muitas e variadas: "não tenho tempo", "não sei meditar", "sou muito agitado, não vou conseguir", "não tenho um espaço apropriado". Mas não fique ansioso, existem muitas formas de viver com mais atenção e continuarei neste assunto nas próximas semanas compartilhando dicas e exercícios. Mas já posso te dizer. Viver com atenção não vai te custar mais tempo ou dinheiro. Basta estar presente. Basta prestar atenção nas coisas. Basta colocar o que importa na frente do que não importa.

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Por exemplo, quando o WhatsApp apita você larga tudo e sai correndo? Isso é necessário? Será que terminar o trabalho que está fazendo não é mais importante? Será que continuar a conversa com seu filho não é mais importante? Se você pode olhar o WhatsApp que tal respirar antes de pegar o telefone. Simplesmente respire pro-fun-da-mente e solte o ar de forma ainda mais lenta. Quando ficar craque nisso você pode fazer o mesmo antes de atender o interfone, antes de abrir seu email. Praticar atenção plena é simplesmente prestar atenção total ao que está acontecendo a cada momento, dentro e fora de você.

Você pode levar a atenção também ao seu alimento quando estiver comendo. Pode mastigar mais devagar. Pode observar as cores que estão no prato. Ou você come enquanto responde uma mensagem, assiste novela e ajuda seu filho a fazer o dever de casa? Tudo ao mesmo tempo? Infelizmente a falta de atenção a uma única tarefa é cada vez mais comum. Não é a toa que tanta gente sente-se estressada, estressada, deprimida, agitada, com dificuldade de dormir.

Quem faz várias coisas ao mesmo tempo não está prestando atenção em nada direito. E isso cria insatisfação, tristeza, irritação, angústia, solidão. Afinal, a vida não está sendo vivida adequadamente. Quando aprendemos a focar grande parte da angústia e da ansiedade desaparecem. Tudo fica mais leve. Pesquisas da Universidade de Rochester mostram que as pessoas que prestam mais atenção a cada momento do dia possuem melhor saúde mental. São mais positivas, mais relaxadas. A memória também funciona melhor, inclusive durante períodos de adversidades.

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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!