Os cuidados com a alimentação devem começar antes da gestação

A obesidade entre mulheres em idade fértil vem aumentando em todo o mundo, preocupando as autoridades de saúde. Isto porque mulheres acima do peso, quando engravidam se expõe a maiores riscos de complicações. Mulheres obesas apresentam mais diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e sofrem mais abortos. Também estão sob maior risco de complicações cirúrgicas e hemorragias.

Mulheres com excesso de peso também expõe o bebê a maior risco de obesidade, diabetes e hipertensão no futuro. Os bebês também tendem a ser maiores, complicando o parto. Também sofrem de hipoglicemia mais facilmente ao nascer.

A gestação é um momento muito bonito da vida da mulher e deve ser vivido com alegria. Fazer dieta durante a gravidez não é nada gostoso. Até porque fazer dieta não é nunca gostoso. Mas na gestação, um momento em que a mulher sente mais fome, fazer dieta não é nada legal. Gestantes precisam de uma relação harmoniosa e saudável com a comida. Não devem ganhar muito peso, mas também não devem ganhar pouco peso.

Uma relação natural e agradável com a alimentação se desenvolve ao longo do tempo. Mesmo que uma mulher precise emagrecer antes de engravidar deverá fazer isto sem submeter o corpo a dietas malucas e planos alimentares neuróticos, os quais geram estresse e compulsão.

Uma forma de alcançar os objetivos de emagrecimento sem expor o corpo a riscos físicos e emocionais é por meio das técnicas de alimentação consciente. Por meio de exercícios de concentração e meditação aprende-se mais sobre as necessidades do corpo e seus sinais de fome e saciedade. A maior conexão corpo-mente gerada pelos exercícios reduz a ansiedade da mulher, assim como os episódios compulsivos, facilitando a escolha de alimentos apropriados, em quantidades apropriadas. Que tal experimentar?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!