Não existem fracassos, existem resultados

Quando um bebê cai de bunda no chão ninguém fala a ele: "desiste disso, você não nasceu para andar". Pelo contrário, continuamos torcendo por este bebê, fazendo festa a cada novo passo dado. Fizeram isso conosco também. E após cada queda, cada "erro", nos superamos. Cair de bunda no chão não foi considerado um fracasso, apenas o resultado de nossa ousadia. Para cada bebê, um dia andar fica tão fácil, tão natural, que a ambição aumenta e resolvem sair por aí correndo ou pulando.

Com crianças, adolescentes, adultos e idosos é o mesmo. Nossos erros são apenas um resultado e as consequências de qualquer ação tomada podem ser verificadas, avaliadas, melhoradas, aperfeiçoadas. Às vezes ouço pessoas falando: "não vou nem tentar emagrecer, pois não consigo". Mas será? Talvez o foco esteja errado ou apressado. Realmente não dá para emagrecer 10 kg até o próximo final de semana. O foco no curto prazo gera frustração pois o sucesso, neste caso, não é alcançado do dia para a noite. E aí, é fácil alguém se sentir fracassado. "Não comi, passei fome, passei mal e não emagreci. Sou um fracasso!". Este tipo de pensamento é chamado erro cognitivo. É o típico pensamento tudo ou nada onde a pessoa chega a uma conclusão negativa radical que vai muito além da situação atual.

Não conseguir emagrecer 10 kg em uma semana não faz de ninguém um fracasso. É a administração das emoções que fará a pessoa avaliar adequadamente o resultado, avaliar que tipo de estratégia dá certo e que tipo de estratégia dá errado. A administração das emoções facilita a tomada de pequenas decisões diárias que geram um resultado positivo e duradouro a longo prazo. Por isto insisto tanto que pacientes que desejem emagrecer devem começar a meditar. A prática relaxa, foca e coloca as coisas em perspectivas. Com isso, a neura com o corpo e com o peso diminui e escolher melhor os alimentos, programar o cardápio e emagrecer torna-se muito mais fácil.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags