"Fiz cirurgia bariátrica e voltei a ganhar peso. O que faço?"

Esta é uma pergunta muito comum. Apesar da cirurgia bariátrica (redução de estômago) ser uma técnica eficiente para a perda de peso, muitas pessoas mostram-se frustradas por não atingirem as metas de peso estipuladas antes da cirurgia. Além disso, muita gente perde 20, 30 ou 40 kg e depois se desespera ao engordar tudo de novo ao longo dos anos.  

Isto pode acontecer por vários motivos. Um deles é bem comum entre obesos: o fato de passarem muito tempo ignorando as sensações de saciedade do corpo. Quando não ouvimos o que o corpo tem a dizer, como "já estou satisfeito", comemos mais do que precisamos. E não é fácil mudar hábitos alimentares ruins de uma vida toda, mesmo após a cirurgia bariátrica.

A cirurgia altera o metabolismo mas os efeitos benéficos nem sempre são mantidos (Li et al., 2011)

Para que os efeitos positivos da cirurgia sejam alcançados, precisará acontecer um esforço de cada paciente para voltar a ouvir esses sinais do corpo. Aprender a comer de forma consciente, prestando toda a atenção ao alimento torna-se uma das importantes ferramentas a serem aprendidas por quem quer fazer ou já fez a cirurgia.

A alimentação consciente é uma técnica que ajuda a pessoa a relaxar, se aceitar, aproveitar o momento, ouvir o que o corpo diz e ainda emagrecer. Por meio de meditações e exercícios a habilidade de focar no que importa, como a própria saúde aumenta. A habilidade de tomar melhores decisões também, assim como a habilidade de dizer não a algo que não esteja gostoso, cheiroso ou trazendo bem estar para o corpo e para a alma.

Em seu livro "Silêncio", a monja Thich Nhat Hanh explica que durante retiros os presentes praticam uma tarefa chamada silêncio nobre. Trata-se de uma prática simples. Quando estão conversando conversam. Mas quando estão fazendo qualquer outra coisa (comendo, caminhando, trabalhando) não conversam e focam apenas no que estão fazendo. 

O foco verdadeiro também envolve não se preocupar com o passado nem com o futuro. O foco verdadeiro se mantém apenas no presente. Assim, se alimentar se torna a atividade do momento. Com a prática de alimentação consciente o gastrectomizado aprende a reconhecer preocupações, medos, raiva ou qualquer outro estado mental que distraia da experiência de comer. O objetivo é trazer a consciência e a atenção novamente ao alimento, sua aparência, textura, aroma, sabor. Aos efeitos que o alimento desencadeia no corpo após cada mastigada e assim por diante.

Para fazer isso é importante eliminar distrações como o telefone, a televisão, o computador do momento das refeições. Os conceitos da alimentação consciente são descomplicados e seus exercícios são fáceis de reproduzir. Mastigar bem, comer devagar, prestar atenção na seleção, preparo e consumo de alimentos são coisas que todos podem dominar. Treinamentos duram entre 10 e 12 semanas, dependendo do seu ritmo.

Estudos mostram que pacientes que praticam as técnicas de alimentação consciente por 10 semanas controlam melhor o consumo de alimentos em momentos de estresse (Chacko et al., 2016). Outros estudos mostram que pacientes que estão voltando a ganhar peso podem se beneficiar da dieta cetogênica para que mantenham os benefícios alcançados com a cirurgia (Correa et al., 2021).

SUPLEMENTAÇÃO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA

A recomendação da Associação Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica é que cada dose de polivitamínico precisa conter:

  • Zinco 15mg

  • Ácido fólico 400mcg

  • Biotina 30mcg

  • Vitamina K 120mcg

  • Selênio 34mcg

  • Ferro 18mg

  • Cobre 2mg

Precisa de ajuda na sua dieta e suplementação? Marque aqui sua consulta online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/