Outubro rosa - prevenção do câncer de mama

O tipo mais comum de câncer entre as mulheres é o de mama. Corresponde, no Brasil, a 25% de todos os novos casos registrados anualmente. Foram 57.960 mulheres afetadas entre 2016 e 2017. É coisa pra caramba!

A sorte é que 98% dos casos podem ser curados se detectados precocemente.  Por isto, não deixe de fazer o autoexame. Alguém já te ensinou como se faz? 

O autoexame é uma maneira importante de a mulher conhecer o próprio corpo e perceber possíveis alterações. Também é importante o acompanhamento ginecológico anual. Durante a consulta o médico poderá propor novos exames como ultrassonografia ou mamografia.

Também não deixe de praticar uma atividade física já que a mesma pode reduzir em até 1/3 seu risco de desenvolver a doença. Claro: não fume! O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças, entre elas, o câncer.  

A dieta equilibrada também é super importante. Evite o consumo de alimentos superprocessados, carnes processadas e consuma pelo menos 400g de frutas e verduras ao dia. Chás também fornecem vários fitoquímicos antioxidantes e antiinflamatórios que ajudam a prevenir uma série de doenças. Tenho alguns vídeos sobre os chás no canal YouTube.com/dicasdanutricionista

Além do autoexame consulte seu ginecologista anualmente!

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags ,