Nutrição na prevenção do câncer de pele

1459-skin_cancer-732x549-thumbnail.jpg

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, e o seu tipo irá variar de acordo com a camada e célula afetada. Os mais comuns são o carcinoma basocelular, o carcinoma epidermóide e os melanomas.
O carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide são designados como câncer de pele não melanoma, sendo o tipo mais frequente na população. Já o melanoma é menos frequente e mais agressivo.

Apesar do câncer de pele ser de fácil tratamento se identificado no início, pode matar se não tratado. A radiação ultravioleta é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele, porém outros fatores, como os fatores ambientais (radiação ionizante, intoxicação por metais pesados- arsênico, deficiência de nutrientes antioxidantes) e fatores genéticos (história familiar, tipo de pele) contribuem para o seu desenvolvimento.

Os antioxidantes presentes na alimentação podem atuar ajudando a diminuir os danos oxidativos causados pela radiação UV ou outros compostos com potencial de alterar o DNA celular. Vários alimentos são fontes de antioxidantes, como:

– Carotenóides: melancia, tomate, cenoura, abóbora, mamão, acerola, goiaba, manga, goji berry, espinafre, abóbora. 

– Vitamina C: laranja, morango, acerola, goiaba, mamão, goji berry, lichia, abacaxi, kiwi, camu camu, pimentão, tomate.

– Vitamina E: gérmen de trigo, semente de girassol, avelã, óleo de girassol, amendoim, castanha do pará, amêndoa, pistache, abacate, azeite de oliva.

– Zinco: ostras, nozes, castanhas, semente de abóbora, aveia, frutos do mar.

– Selênio: castanha do Brasil, aveia, arroz integral.

Saiba mais no vídeo de hoje:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags