Estratégias para a redução dos níveis plasmáticos de colesterol

Você recebeu seu exame de sangue e descobriu que seu colesterol está alto? Muita gente se assusta e tema as mudanças que terão que fazer na dieta. Os resultados alterados em um exame podem ser encarados como uma oportunidade de repensar o estilo de vida. O que está bom e o que não está.

Calcule estes índices

O colesterol, assim como níveis de triglicerídeos, alterações de índices, hipertensão, obesidade e diabetes são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos de uma vez três pilares são importantes: atividade física, alimentação saudável e perda do excesso de gordura corporal.

Seguem 4 dicas para turbinar sua alimentação:

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

  • Adicione açafrão no seu prato. Esta raiz é fonte de curcumina, flavonóide capaz de reduzir a inflamação corporal, os níveis de LDL-c (colesterol "ruim) e triglicerídeos. Você pode incluir o açafrão em sopas, caldos, no feijão, no frango, em peixes... E a quantidade não precisa ser grande: 1 colher de chá ao dia já te confere bastante proteção. Use um pouco de pimenta no prato para aumentar a absorção da curcumina.

  • Consuma mais magnésio. O magnésio possui funções antiinflamatórias e contribui para a redução do LDL-c (Rosanoff & Seelig, 2004). Na dieta 1 xícara de espinafre + 1/4 de xícara de semente de abóbora fornece todo o magnésio que você precisa em um dia. Outros vegetais verde escuros, amêndoas, abacate, feijão preto e cacau são também boas fontes de magnésio. Saiba mais sobre este mineral em meu vídeo no YouTube.

  • Consuma fibras solúveis. Estas fibras estão presentes na aveia, nos feijões, no grão de bico, na lentilha, nos morangos, chia e na linhaça. Além de melhorarem o funcionamento intestinal ainda ajudam a reduzir a absorção de gorduras.

  • Consuma diariamente fontes de ômega-3. Este ácido graxo presente nos peixes do mar, na chia e na linhaça aumenta os níveis do "colesterol bom" (HDL-c) e reduzem a inflamação corporal.

Vegetarianos também podem ter colesterol alto

Apesar das dietas a base de plantas serem mais ricas em fibras, antioxidantes e pobres em colesterol, vegetarianos podem também ter colesterol alto. Um dos motivos é a disbiose intestinal. Quando bactérias ruins proliferam-se, aumentam a produção de endotoxinas. Ao serem absorvidas pelo intestino, chegam ao fígado, desregulando-o. Neste momento o fígado passa a produzir mais colesterol.

Muitos vegetarianos possuem uma dieta excessivamente industrializada. Não comem carne, mas comem substitutos industrializados, ricos em corantes, conservantes, açúcar ou gordura de qualidade duvidosa. Muitos medicamentos, como anticoncepcionais, antidepressivos, antiinflamatórios prejudicam o intestino. Fora isso, a ansiedade e o estresse excessivo também estão entre as causas de disbiose. A saúde depende de cuidados globais, de corpo e mente. Além de cuidar da dieta adote práticas integrativas como yoga e meditação.

PRECISA DE AJUDA?

MARQUE AQUI SUA CONSULTA NUTRICIONAL ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags