Estratégias para a redução dos níveis plasmáticos de colesterol

Você recebeu seu exame de sangue e descobriu que seu colesterol está alto? Muita gente se assusta e tema as mudanças que terão que fazer na dieta. Os resultados alterados em um exame podem ser encarados como uma oportunidade de repensar o estilo de vida. O que está bom e o que não está.

O colesterol, assim como níveis de triglicerídeos, hipertensão, obesidade e diabetes são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos de uma vez três pilares são importantes: atividade física, alimentação saudável e perda do excesso de gordura corporal.

Seguem 4 dicas para turbinar sua alimentação:

  • Adicione açafrão no seu prato. Esta raiz é fonte de curcumina, flavonóide capaz de reduzir a inflamação corporal, os níveis de LDL-c (colesterol "ruim) e triglicerídeos. Você pode incluir o açafrão em sopas, caldos, no feijão, no frango, em peixes... E a quantidade não precisa ser grande: 1 colher de chá ao dia já te confere bastante proteção. Use um pouco de pimenta no prato para aumentar a absorção da curcumina.
  • Consuma mais magnésio. O magnésio possui funções antiinflamatórias e contribui para a redução do LDL-c (Rosanoff & Seelig, 2004). Na dieta 1 xícara de espinafre + 1/4 de xícara de semente de abóbora fornece todo o magnésio que você precisa em um dia. Outros vegetais verde escuros, amêndoas, abacate, feijão preto e cacau são também boas fontes de magnésio. Saiba mais sobre este mineral em meu vídeo no YouTube.
  • Consuma fibras solúveis. Estas fibras estão presentes na aveia, nos feijões, no grão de bico, na lentilha, nos morangos, chia e na linhaça. Além de melhorarem o funcionamento intestinal ainda ajudam a reduzir a absorção de gorduras.
  • Consuma diariamente fontes de ômega-3. Este ácido graxo presente nos peixes do mar, na chia e na linhaça aumenta os níveis do "colesterol bom" (HDL-c) e reduzem a inflamação corporal.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
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