Sucos de baixo índice glicêmico

O índice glicêmico é um indicador que revela a velocidade com que o carboidrato de um alimento chega à corrente sanguínea. Dois alimentos podem ter a mesma quantidade de açúcares, mas um ter um índice glicêmico (IG) alto e outro um índice glicêmico baixo.

Por exemplo, 1 pera(122 gramas) fornece 13 gramas de carboidratos. Uma única fatia de pão branco (30 gramas) fornece a mesma quantidade de carboidratos (13 gramas). Contudo, a pera possui um índice glicêmico de 38 e o pão branco um índice glicêmico de 70. Isto significa que o carboidrato do pão chegará à corrente sanguínea muito mais rapidamente, elevando a secreção de insulina e o rápido acúmulo de gordura. 

179073_fbe6ff01943b4adcb2550f03bf2be482-mv2.jpg

Sucos possuem também maior índice glicêmico do que as frutas, já que frutas contém muito mais fibras do que o suco espremido. Assim, a laranja tem um índice glicêmico de 62 enquanto o suco de laranja possui um índice glicêmico de 74.

Mas existem sucos com baixo índice glicêmico também, como limão, maracujá, morango e caju. Mas não vale colocar açúcar, pois o mesmo tem índice glicêmico de 84!

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags ,