Quanta glicose circula pelo sangue?

Um adulto possui cerca de 5 a 6 litros de sangue. Em jejum temos entre 70 e 99 mg  de glicose circulante por decilitro de sangue. Considerando-se que 1 litro = 10 decilitros, em jejum teríamos no máximo 5 a 6 gramas de glicose na corrente sanguínea, o que equivale a cerca de uma colher de chá de açúcar.

Agora imagine se você tomar um milk shake de 200ml. Serão 42 gramas de açúcar chegando rapidamente em sua corrente sanguínea. O açúcar em excesso interfere no funcionamento de várias proteínas. Por isso, nosso corpo tem um mecanismo para remover a glicose da corrente sanguínea: a secreção de insulina.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas. Quanto mais açúcar chega na corrente sanguínea mais insulina o pâncreas precisará produzir. A insulina faz com que o açúcar entre nas células para ser estocado. Só que um consumo excessivo de carboidratos simples pode, ao longo dos anos, estressar o pâncreas, até que o mesmo não consiga mais produzir insulina adequadamente. Nesta situação, surge a intolerância a glicose, que pode evoluir para o diabetes.

Por isso, troque parte dos alimentos ricos em carboidratos rapidamente absorvíveis que você consome por alimentos mais ricos em fibras, proteínas e gorduras de boa qualidade. A tabela mostra a quantidade de carboidratos em alguns alimentos:

Screen Shot 2017-10-27 at 3.24.28 PM.png
Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags