Plantas medicinais no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável

IBS-therapeutics-market.png

A síndrome do intestino irritável é uma condição crônica comum que afeta o intestino grosso. O intestino pode prender-soltar-prender-soltar.  Dor abdominal, cólicas, sensação de inchaço, gases ou muco nas fezes podem aparecer em diferentes proporções dependendo da gravidade do problema. 

Apesar de não conhecermos a causa exata do problema o consumo de glúten, laticínios, álcool, refrigerantes e frituras podem agravar o problema em algumas pessoas. Ansiedade, depressão ou transtornos de ansiedade também podem aumentar o número de ocorrências. 

Não existe um exame específico para diagnosticar a síndrome, por isso o médico utiliza relatos do paciente em relação a sintomas apresentados para avaliar a conduta mais apropriada. Dietas de exclusão de alimentos potencialmente prejudiciais também podem ser testadas com a ajuda de um nutricionista. Este profissional provavelmente optará por uma dieta antiinflamatória que alivia a mucosa e contribua para sua regeneração.

Esta dieta é rica em fibras solúveis que darão maciez às fezes porém sem causar diarreia. Plantas com propriedades antiinflamatórias como erva-baleeira (Cordia verbenacea DC), guaçatonga (Casearia sylvestrisSwartz) e hortelã (Mentha spicata L.) poderão ser incluídas na forma de chás trazendo alívio aos sintomas apresentados pelo paciente.

Também é muito comum a prescrição de probióticos para equilibrar a microbiota intestinal. O ômega-3 é um tipo de ácido graxo (gordura) com propriedades antiinflamatórias, que em geral está deficiente na dieta do brasileiro. Por isto, a suplementação poderá ser indicada. Mais sobre o ômega-3 no vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=rGraWQTDMkA

Para não perder nenhum vídeo acesse meu canal no YouTube.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags