Motive-se para conseguir o que deseja: 5 dicas

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Quantas pessoas já passaram por isso: pagaram o ano inteiro da academia mas desistiram antes de completar 1 mês? Começaram a meditar mais desistiram em 2 dias. Isso é muito comum. Todos já fizeram resoluções de ano novo que nunca se concretizaram. Algumas coisas por não serem importantes. Mas como quebrar o padrão e conseguir cumprir aquelas coisas que são sim necessárias ou importantes? A ciência mostra que é sim possível aprender a parar de procrastinar, novos e melhores hábitos podem ser construídos. Seguem algumas dicas:

1) Tenha clareza sobre seus objetivos e também sobre seus sentimentos. Mas atenção: as razões para você fazer algo precisam ser suas. Dizer que vai emagrecer para que os outros te achem mais bonito(a) não vai te fazer emagrecer. Você é quem tem que ter clareza sobre seus valores, sonhos e objetivos. Sobre como deseja se sentir, independentemente dos julgamentos e opiniões alheias.

Quando fazemos resoluções motivadas exclusivamente pelo ego, medo ou trauma os resultados acabam sendo um desastre. Conecte-se como que você precisa e pense como se sentirá quando atingir o que está se propondo. Como isso impactará sua vida positivamente? Visualize o destino final: onde você estará, com quem estará, quem compartilhará com você sua vitória, o que você estará vestindo, qual é a sua expressão facial, como estará seu humor? Faça visualizações ricas durante todo o percurso.

2) Pratique até ficar natural. Mudar hábitos antigos leva tempo. Ficamos presos em velhos comportamentos. No caso da academia tente se lembrar de quanta energia terá se conseguir se engajar com frequência em um treino apropriado para as suas necessidades. Seja positivo, olhe pra frente, monitore seu progresso e repita o novo comportamento várias vezes. Isso também vale para a arrumação da casa, para a dieta saudável, para a organização dos processos do trabalho

3) Não seja tão rígido. Eu sou perfeccionista. Antes, quando não conseguia dar meu 100% achava que não valia a pena fazer nada. Hoje penso diferente, feito é melhor que perfeito. Quando criei este blog em 2005 só escrevia quando tinha tempo para pesquisar, ler e reler. Hoje tenho um compromisso em entregar conteúdo de qualidade com maior frequência. Nos últimos meses tenho me dedicado a escrever diariamente. E a gravar vídeos. Às vezes encontro um errinho de concordância no texto. Quando isso acontece vou lá e concerto. Mas me perdoo. Acho melhor ter um errinho do que deixar de escrever sobre o que acho importante. A mesma coisa valem para os vídeos que ainda são mais constrangedores pois mostram nossas rugas, olheiras, cabelo que acordou esquisito. Mas o importante para mim é transmitir a mensagem do dia. Então vamos lá, sem cobranças e autopunições desnecessárias. 

O mesmo vale para quem está de dieta. Às vezes dá vontade de atacar o pacote de biscoitos, a caixa de chocolates, o saco de batata frita. E se aconteceu, paciência. Você não é um fracasso por causa disso. Ao invés de desistir de tudo, pense no quanto precisava, no quanto foi bom e volte ao seu caminho em busca de uma vida mais saudável. É natural dar dois passos para frente e um para trás. A perfeição é falsa, algo que vemos nos outros, mas que na verdade também estão longe da perfeição.

4) Consiga apoio. Compartilhe seus propósitos com pessoas de confiança e peça ajuda. Associe-se a pessoas bacanas, que possuem os mesmos valores, propósitos ou que sejam ótimas para dar apoio. Pessoas que se alegram verdadeiramente com suas vitórias. Você também pode compartilhar ao final do dia suas 3 vitórias. Pode ser com o marido, namorada, amiga, mãe, coach, professor...

5) Premie-se. Seja grato por sua capacidade de se reinventar, de crescer. Você pode se premiar com um passeio, um livro, um tempo para ouvir música, uma ida ao cinema, uma massagem, um banho gostoso, flores, um show, uma festa, uma visita ao museu, uma dança pela sala, uma soneca no meio da tarde, uma tatuagem, adotando um cachorro ou gato, assistindo vídeos engraçados no YouTube... São infinitas as opções.

Como você faz para se automotivar? Adoro dicas!

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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
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