Yoga no tratamento dos transtornos alimentares

O tratamento dos transtornos alimentares é complexo, devendo ser conduzido por equipe multidisciplinar incluindo nutricionista, psiquiatra, psicólogo e professores de  yoga. São vários os objetivos terapêuticos incluindo o aumento da autoestima e da satisfação corporal, diminuição a ansiedade e a redução de comportamentos prejudiciais como consumo diminuído ou excessivo de alimentos, purgação, jejuns, dietas rígidas ou inadequadas. 

Pacanowski e colaboradores (2016) avaliaram justamente os efeitos da prática de 1 hora de yoga antes do jantar de 38 pessoas internadas para tratamento de transtornos alimentares. Após apenas 5 dias já observou-se uma redução dos afetos negativos (ansiedade, tristeza, medo, raiva, vergonha, irritabilidade). Como o estudo teve uma curta duração ainda há a necessidade de novas pesquisas nesta área.

Existem cursos de formação online e também profissionais capacitados ensinando a distância. Escolha a melhor forma de iniciar ou avançar na sua prática.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/