Suplementação de DHA em veganos

O ômega-3, especialmente o DHA, são fundamentais para a saúde do cérebro. Alimentos ricos em DHA incluem salmão, bacalhau, chia, linhaça, atum, sardinhas, semente de cânhamo (hemp), anchovas, ovos com ômega-3. 

Apesar de alimentos de origem vegetal possuírem ômega-3, no caso ácido alfa-linolênico (ALA), a habilidade do organismo em convertê-lo em DHA declina com a idade (Muskiet et al., 2004). Estudo publicado por Brenna (2002) mostrou que a conversão de ALA em DHA parece ser menor do que 5%.   

O tamanho do cérebro começa a diminuir a partir dos 20 anos. Quanto maior é a deficiência de DHA menor é o tamanho do cérebro em idosos (Tan et al., 2012) e maior é o declínio cognitivo (Witte et al., 2014).

Ômega-3 diminui o risco de grandes reduções no tamanho do cérebro e previne o declínio cognitivo associado ao envelhecimento (Tan et al., 2012; Witte et al., 2014).

Ômega-3 diminui o risco de grandes reduções no tamanho do cérebro e previne o declínio cognitivo associado ao envelhecimento (Tan et al., 2012; Witte et al., 2014).

Estudos mostram que pessoas que não consomem peixe possuem quantidades insuficientes de ômega-3 circulante no sangue. Pelo menos 2/3 dos veganos encontram-se em risco de acordo com estudo de Sarter e colaboradores (2015), aumentando a susceptibilidade dos mesmos à perda de massa cerebral precocemente. Onívoros (os que comem de tudo) mas possuem uma dieta desequilibrada encontram-se igualmente em risco, de acordo com o mesmo estudo.

Onívoros podem fazer a suplementação com óleos de peixe, cuja quantidade de DHA é mais alta. Vegetarianos e veganos podem suplementar com óleos de alga. Os  mesmos se mostram eficientes no aumento dos níveis de DHA circulantes, quando ingeridos por cerca de 4 meses (Arterburn et al., 2008Lane, Derbyshire e Brennan, 2014; Sarter et al., 2015). Para dosagens e avaliação da necessidade consulte um nutricionista.

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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!