Livre-se das dietas. Um papo sobre a alimentação consciente.

O comedor "inconsciente"é aquele que come enquanto realiza outras atividades (como ler, assistir TV, usar o computador, navegar pela internet). Desta forma, dificilmente se presta atenção ao ato de se alimentar já que as outras atividades ocupam a mente. Por isso, é comum nesta situação o consumo de maiores quantidades de alimento. Já quando a refeição é feita de forma "consciente" respeita os sinais de fome e saciedade internos, sem julgamentos. Desta forma, o comer consciente promove saúde e energia. 

Abaixo descrevo alguns princípios da alimentação consciente: 

- rejeição da mentalidade de dieta evitando-se, por exemplo, a leitura de blogs e revistas que ofereçam conselhos para perdas de peso rápida, fácil ou permanentemente. Evite propostas rígidas ou que divulguem apenas uma forma de ser ou fazer as coisas;

- não passar fome. Dietas restritas funcionam por pouco tempo pois geram compulsão alimentar;

- aprender a lidar com as emoções sem comida. A ansiedade é apenas um dos fatores que contribuem para o consumo exagerado de alimentos. Em cursos de alimentação consciente trabalham-se técnicas meditativas que reduzem o comer emocional;

- Respeitar o próprio corpo. Tentar se enquadrar em um padrão de beleza que não é o seu geram insatisfação, aumentam a ansiedade e podem agravar o comer inconsciente. 

Quer saber mais sobre este assunto? Assista a dois vídeos gratuitos do curso online "Alimentação consciente" clicando aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!