A comercialização da nutrição

A alimentação deveria ser algo fácil e intuitivo, descomplicado mesmo. Mas infelizmente o oposto é verdadeiro. As pessoas estão cada vez mais confusas com o que comer, enquanto a prevalência de obesidade continua aumentando em todo o mundo.

A indústria de alimentos e suplementos se aproveita disso e lucra alto. Convence muita gente de que um copo de milk shake emagrecedor é melhor do que arroz e feijão. Vende brócolis em cápsula ou na forma de refrescos, como se pílulas e pozinhos fossem mais saudáveis do que os vegetais (Barhill, 2013).

Enquanto isso a população torna-se cada vez mais neurótica com os alimentos. É normal as pessoas chegarem aos consultórios de nutricionistas com a queixa de que o mundo agora gira em torno da comida. A pessoa acorda pensando não só em comer, mas no que comer, quanto comer (e que medo de engordar!) e isso dura o dia inteiro. A obsessão pelos alimentos, pelos livros de culinária, pelos blogs e páginas das mídias sociais dedicadas à alimentação é pate da vida não só de adultos mas também de jovens e crianças, que desenvolvem distúrbios alimentares cada vez mais cedo. Culpa da mídia? Da dietas? Das modelos ou dos profissionais de saúde? Enquanto continuamos tentando achar culpados a indústria continua lucrando.

E o que as pesquisas mostram é sempre o mesmo: não existem milagres em alimentos industrializados e suplementos. Comer quando se tem fome é necessário. Restrições geram mais problemas do que soluções. Alimentos são mais importantes do que qualquer composto isolado (Jacobs e Tapsell, 2007) e desenvolver a intuição, ouvindo o corpo e suas necessidades é fundamental. Por isso, as técnicas de alimentação consciente vem sendo tão estudadas em todo o mundo. Os resultados mostram que o treinamento em alimentação consciente contribui para o desenvolvimento de uma relação mais saudável com a comida e mais amorosa com nós mesmos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!