Proteínas vegetais precisam ser combinadas?

Não! Este é um grande mito da nutrição. O consumo do dia deve ser adequado mas não há necessidade de se preocupar com refeições isoladas. Nosso organismo mantém pools de aminoácidos que são usados para toda e qualquer produção de proteínas necessárias ao organismo (enzimas, anticorpos, músculo etc). Isso já era relatado por Munro desde a década de 1970. Além disso, nosso organismo recicla proteínas e aminoácidos na proporção necessária ao organismo (Moughan & Rutherfurd, 2012).

Como bem mostram estudos populacionais brasileiros, o problema no país não é o consumo de proteínas e sim o consumo de fibras já que menos de 25% das pessoas atingem a recomendação diária de frutas e hortaliças (Brasil, 2015). E isso sim é um problema já que frutas e verduras fornecem os principais nutrientes fundamentais à preservação da saúde.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!