Maple syrup

Estas são as lindas folhas da árvore de bordo (maple tree). Recentemente vi o xarope de bordo (maple syrup) sendo vendido em um supermercado brasileiro pela primeira vez. Talvez já estivesse sendo vendido antes mas nunca havia me dado conta. Sua fabricação é tradicional na América do Norte sendo o Canadá o maior produtor mundial. Pesquisas recentes tem mostrado que o xarope de bordo é um edulcorante (substância que adoça) mais saudável do que o açúcar de mesa (sacarose) devido ao alto conteúdo de polifenóis antioxidantes (Abol-Zaid et al., 2008; Apostolidis et al., 2011; González-Sarrías, Li & Seeran, 2012Li & Seeran, 2010; Li & Seeran, 2011).

Já o índice glicêmico -  velocidade com que os carboidratos consumidos chegam na corrente sanguínea após a refeição - do xarope de bordo é de 55, similar ao do mel (54-58). A tabela completa dos índices glicêmicos segue abaixo.

TABELA DE ÍNDICE GLICÊMICO E CARGA GLICÊMICA

Índice glicêmico médio de diferentes edulcorantes

Índice glicêmico médio de diferentes edulcorantes

Lembre-se, entretanto, que saber o índice glicêmico não é tudo. A frutose, por exemplo, tem índice glicêmico baixo, mas seu consumo exagerado está relacionado à resistência à insulina, ao aumento do VLDL e do risco de esteatose hepática, gota, hipertensão e doenças cardiovasculares. A frutose está presente no mel (40%), no xarope de frutose (42 a 50%), no agave (85%), no açúcar de coco (38 a 48,5%) no maple syrup (30%) e na sacarose (50%). Para saber mais sobre os efeitos da frutose no organismo assista esta aula.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/