Chile faz mudança no rótulo dos alimentos

Desde que cheguei no Chile no início do mês observei no supermercado etiquetas pretas pregadas em vários alimentos. Pesquisas no país mostraram que 60% das pessoas não entendem a rotulagem nutricional. Por isso, surgiu a ideia das etiquetas que passarão a ser obrigatórias a partir do dia 27 de junho.

Quatro novas etiquetas para alimentos industrializados vendidos no Chile

Quatro novas etiquetas para alimentos industrializados vendidos no Chile

O Chile importa muitos alimentos, frescos e industrializados e o objetivo das novas etiquetas é destacar quando determinado alimento é rico em açúcar, calorias, gorduras saturadas ou sódio. Molhos prontos por exemplo, podem ter a etiqueta de alto teor de sódio pregada logo abaixo de sua logomarca. Chocolates trazem etiquetas de alto teor de açúcar, gordura saturada e calorias. Os limites foram estabelecidos pelo decreto 13 publicado em junho.

Para o ministério da saúde a iniciativa visa alertar principalmente o público infantil. De acordo com o órgão um em cada 3 crianças abaixo dos seis anos estão acima do peso ideal. Além disso, um chileno morre a cada hora por complicações de enfermidades como o excesso de peso, a obesidade, o diabetes, a hipertensão e problemas do coração. 

Espera-se que as etiquetas contribuam para a seleção de alimentos menos industrializados e mais saudáveis. O decreto também restringe a publicidade de alimentos ricos em sódio, gordura saturada, calorias e açúcar para indivíduos menores que 14 anos, além de restringir a venda dos mesmos em estabelecimentos educacionais. 

Quer receber notícias sobre alimentação e nutrição em seu e-mail? Assine a Newsletter.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!