Significado do inchaço matinal

Você acorda com a mão dormente? A aliança apertada? Os olhos inchados?

Estes sinais podem estar relacionados a um conjunto de fatores:

- Posicionamento ao dormir - pessoas que dormem de barriga para baixo acumulam mais linfa nas mãos e pálpebras;

- Deficiências circulatórias - é importante investigar a presença de problemas renais ou cardíacos;

- Intoxicação - o mais comum. O inchaço pode ser uma defesa do corpo, tentativa de diluir toxinas. Isto pode acontecer após o consumo de álcool mas também após o consumo de outros alimentos aos quais você tenha hipersensibilidades

Para desinchar: lave o rosto pela manhã com água fria, beba um copo de água com meio limão espremido, aumente o consumo de brássicas (couve, brócolis, repolho, couve-flor). Este vegetais estimulam a desintoxicação e a eliminação de toxinas. Aumente o consumo durante o dia nas saladas, sopas e sucos. Evite o consumo de glúten, carboidratos de alto índice glicêmico, laticínios e álcool. Beba pelo menos 40 ml de água por quilo de peso, diariamente. Por exemplo, se você tem 60 kg, multiplique este peso por 40. Você deverá ingerir pelo menos 2.400 ml de água ao dia para estimular a eliminação de toxinas.

Chás diuréticos (sem açúcar ou adoçante) também contribuem para a eliminação de toxinas. Carqueja, hibiscus, chá verde, cavalinha . Se puder adicione ao chá uma lasca de gengibre, que potencializa os efeitos antiinflamatórios dos chás.

Durante o dia faça uma atividade física. A contração muscular contribui para a drenagem dos líquidos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!