Intolerâncias alimentares em pacientes com síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma doença comum crônica que afeta o intestino grosso (cólon) e que cursa com dor e inchaço abdominais, gases, diarreia ou constipação (podem se intercalar) e muco nas fezes. O diagnóstico é feito pelo gastroenterologista com base principalmente na sintomatologia apresentada.

Indivíduos com síndrome do intestino irritável costumam ter intolerância a determinados alimentos, como trigo, milho, aveia, centeio, cevada, café, ovos e alguns chás (veja tabela abaixo).

Até 70% de todos os pacientes com Síndrome do Intestino Irritável melhoraram ao excluir o glúten da dieta. Vale a tentativa em prol de maior bem estar. Consulte seu nutricionista.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!