Como se alimentar após a extração de dentes?

Após uma cirurgia para extração de dentes certos cuidados devem ser observados para que a cicatrização seja rápida e a inflamação reduzida. A remoção de dentes pode ser necessária quando existe uma cárie muito profunda, uma infecção que tenha destruído grande porção do dente ou do osso adjacente ou quando não existe espaço suficiente para o mesmo, como no caso dos dentes sisos (3o molares).

A não extração pode aumentar o risco de infecção, pode machucar mucosas (como a bochecha), aumenta o risco de cáries ou causa danos em outros dentes. Optando-se pela extração, alguns cuidados devem ser tomados. Em geral, antes da cirurgia recomenda-se jejum de 8 horas para alimentos e de 3 horas para água. O jejum é preventivo uma vez que a anestesia diminui ou elimina reflexos, como o da deglutição e da tosse. Sem os reflexos é mais fácil de alimentos dirigirem-se aos pulmões, resultando em pneumonia aspiratória. 

Náuseas e sonolência após a cirurgia, assim como diminuição dos reflexos também são comuns. Assim, a primeira alimentação só costuma ser liberada cerca de 2 horas após a extração dentária. A dieta deve ser antiinflamatória e ricos em vitaminas e minerais que ajudam o organismo a combater infecções.

Nas primeiras 24 horas recomenda-se uma alimentação leve à base de líquidos frios ou gelados como suco, iogurte, vitamina, sorvete, leite e chás. Para o caso de pessoas intolerantes à lactose ou alérgicos às proteínas do leite, opções de extratos vegetais (soja, amêndoa, arroz) podem ser utilizados. Os que não podem consumir açúcar devem evitar alimentos industrializados. Dá para fazer sorvete em casa sem açúcar utilizando frutas bem maduras. Gosto de bater banana madura congelada com outras frutas ou com polpa de açaí. Veja também a receita onde a Bela Gil ensina a fazer sorvete de manga com inhame e gengibre (antiinflamatório). 

Os sucos verdes podem ser utilizados para ajudar a eliminação dos anestésicos. Contudo, utilize apenas uma vez ao dia pois o consumo exagerado vai estimular o fígado a eliminar rapidamente as drogas utilizadas no pós operatório (antibiótico, antiinflamatório) reduzindo o seu efeito. Deixe a detox para depois!

Após 24 horas alimentos mornos podem começar a ser ingeridos. Opte pela consistência pastosa ou líquida a fim de evitar esforços mastigatórios desnecessários. Opções incluem mingau, purê de batata, inhame, cará, batata doce, couve flor, caldos ou sopas cozidas e liquidificadas ou passadas na peneira. Capriche nos legumes, temperos e ervas com propriedades antiinflamatórias (açafrão, manjericão, alecrim, orégano, tomilho). Suplementos como o ômega-3 também contribuem para a redução da inflamação. Mas atenção: este suplemento só deve ser iniciado 24 horas após a cirurgia! Antes do procedimento não se deve tomar ômega-3 já que o mesmo contribui para o afinamento do sangue aumentando o risco de hemorragias.

A dieta variada também é importante para a rápida cicatrização. Fontes de proteína (ovo, frango, laticínios, quinoa, whey protein, proteínas isoladas vegetais), carotenóides (vegetais e frutas alaranjadas), magnésio (vegetais verde escuros), zinco (carnes, soja) e vitamina E (azeite, abacate) devem ser incluídos na dieta.

A consistência da dieta evoluirá conforme o conforto de cada um após a cirurgia. Em geral, os pontos são retirados apenas no 7o dia. Por isso, vá com calma. Aproveite para descansar, dormir, assistir filmes, ouvir músicas, colocar as leituras em dia e ser mimado.

Por fim, cuide do seu intestino. Após o uso de antibióticos o mesmo fica mais sensível. É recomendável fazer a reposição de probióticos para reduzir o risco de diarreia e para repor as bactérias boas (probióticas) exterminadas pelo uso dos antibióticos. Converse com seu nutricionista antes da cirurgia.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags ,