Você sabe o que é disbiose intestinal?

Muito se fala em disbiose intestinal. Mas você sabe o que significa este termo? A disbiose nada mais é do que um desequilíbrio na flora intestinal. A flora ou microbiota intestinal saudável forma uma barreira contra os microrganismos invasores, aumentando a defesa do corpo contra qualquer corpo estranho, melhorando a imunidade intestinal e as respostas imunes locais. Além disso, ela compete por nutrientes no intestino, reduzindo a colonização do mesmo por bactérias ruins (patogênicas). 

As bactérias benéficas (probióticas) ajudam na digestão dos alimentos, na produção de ácidos graxos de cadeia curta, das vitaminas K, B12, tiamina e riboflavina. O desequilíbrio da flora perturba, portanto, todo o organismo. O diagnóstico passa pela avaliação de sinais e sintomas, incluindo prisão de ventre, gases, distenção abdominal, cansaço, mudanças de humor, dentre outros.

O tratamento consiste na ingestão de alimentos e uso de suplementos fontes de bactérias probióticos e fibras prebióticas

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!