Atividade de alimentação consciente para crianças

Os alimentos que consumimos e a forma como os consumimos afeta a nossa saúde. Crianças frequentemente comem em frente à TV, enquanto assistem a desenhos ou jogam videogames. Este hábito infantil aparentemente inofensivo perdura e durante a vida seguimos comendo sem prestar atenção em diferentes situações. O comer sem atenção está associado à maior incidência de excesso de peso, hipertensão, diabetes, dentre tantas outras doenças.

Se você trabalha com crianças ou se possui filhos algumas atividades podem ser feitas para que aprendam a se concentrar no momento da alimentação, a reconhecer a importância dos alimentos, o valor da comida e seus benefícios e importância em nossa vida. 

Uma atividade simples é ensinar as crianças a comerem uma fruta explorando todos os sentidos. Leve, por exemplo, maçãs para a sala de aula (na escola) ou para a mesa da sala de jantar (em casa). Se maçãs forem muito caras escolha outra fruta ou compartilhe a mesma fruta entre duas pessoas.

  • Primeiro lavem as mãos;

  • Se as maçãs não estiverem lavadas lavem-nas também. As crianças também podem ajudar a lavar;

  • Agora sente-se com uma fruta ou um pedaço de fruta à frente;

  • Peça que a criança descreva a cor ou as cores da fruta o melhor que puder, observando-a atentamente;

  • Agora peça que descreva o formato da fruta. Explore outros aspectos: Quem sabe onde a fruta cresce? Qual é a árvore da maçã? O que a macieira precisa para crescer? (luz, calor, água...). Quantas variedades de maçã você conhece? Que nutrientes estão contidos na maçã? Quais são as vantagens da maçã para a saúde? Adapte a conversa para cada faixa etária.

  • O próximo passo é trocar a fruta para descrever sua textura. Crianças pequenas podem se confundir nas descrições. Ajude-as;

  • Depois cheirem a fruta. Feche os olhos. O cheiro é agradável?

  • Abra os olhos e encoste a ponta da língua na fruta. Que tal?

  • Dê uma primeira mordida e mastigue lentamente. Finja que esta é a última maçã da face da terra. Aprecie cada pedacinho para que não se esqueça dela nunca mais.

  • Abra os olhos e coloque de volta a mação à frente, em um prato ou guardanapo. Continue mastigando enquanto admira a maçã.

  • Outra opção é cortar a casca. Ela tem uma textura, sabor, aroma diferente da polpa da fruta? Ajude a criança a fazer este corte.

  • Depois que terminarem: faça uma avaliação. A maçã estava boa? A experiência foi satisfatória (por quê? Todas as respostas são aceitáveis). Você já havia comido uma maçã assim? A maçã de hoje era mais doce ou menos doce do que as que você comeu anteriormente? Você ainda está com fome?

Para saber mais sobre alimentação consciente baixe gratuitamente o eBook ou acesse o curso online:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!