O que é comer normal?

Hoje me uni a amigas de infância para festejar o 1o aniversário do filho de uma delas. Comi brigadeiro, claro. Olha só que mesa linda! E antes que digam: "mas nutricionista come brigadeiro?", vamos conversar sobre o que é o "comer normal". Comer normal significa ir para a mesa com fome e comer até se satisfazer. Significa ser capaz de escolher alimentos que você gosta e comer até que não esteja mais com fome. Significa ser capaz de pensar na seleção de alimentos para que todos os nutrientes necessários à saúde sejam ingeridos, sem impor restrições à vida. Também significa se dar permissão para comer, às vezes, porque se está feliz, triste ou entediado ou simplesmente porque comer é bom.

O comer normal significa comer três vezes ao dia, ou quatro ou cinco, ou mais. Significa deixar alguns biscoitos no prato pois você sabe que poderá comê-los no dia seguinte. Mas pode significar também comer agora simplesmente porque estão deliciosos. No comer normal, às vezes comemos demais, mas às vezes comemos menos do que estamos acostumados. No comer normal confiamos em nosso corpo e na sua capacidade de reparo. O comer normal envolve atenção ao que estamos comendo, consome um pouco do nosso tempo, mas é apenas uma das tantas áreas importantes de nossa vida. Ou seja, o comer normal é flexível. Varia em resposta à fome, à rotina, à carga de exercícios, ao estresse, à proximidade do alimento e aos nossos sentimentos. (Adaptado de Ellyn Satter). E então, nutricionista come brigadeiro? Se quiserem, se puderem, dependendo de seu estado nutricional, de saúde, de seus objetivos e valores... 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!