Pregorexia: anorexia na gestação

Adoro passear pelo Instagram, passear pelas diferentes imagens do mundo, vendo coisas, pessoas e comidas diferentes. Acontece que o Instagram também nos coloca mais uma vez em contato com bizarrisses. A moda agora é mostrar a barriga gestante sarada, super musculosa. Sim, você pode malhar na gravidez, fazer musculação com o personal trainer na gravidez, se manter em forma na gravidez. Mas existe uma divisão entre o normal e o patológico. Gestantes não devem comer por dois, todo mundo sabe. Mas gestantes também não devem ficar sem comer, todo mundo sabe. A anorexia é um transtorno psiquiátrico e pode acometer mulheres de qualquer idade, inclusive na gestação.

O termo pregorexia combina as palavras pregnancy (gestante, em inglês) e anorexia. Descreve gestantes que, com medo de ganhar peso durante a gravidez, acabam ficando desnutridas, comprometendo a própria saúde e também a do bebê. A subnutrição aumenta o risco de abortos, prematuridade, bebês com baixo peso e maior risco de morrer ao nascer. Sei que a maioria das gestantes gosta de ouvir: "você está ótima, quase não se percebe que está grávida". Exercer tanto controle em um período em que o corpo está expandindo e nutrindo outro ser não é natural.

Mulheres que anteriormente à gestação já apresentavam transtornos alimentares estão sob maior risco de desenvolverem pregorexia. Algumas mulheres pensam que ficarão bem ao engravidar mas ao começarem a ganhar peso uma cascata de pensamentos disfuncionais aparecem. Se você já sofria com transtornos alimentares antes de engravidar procure um psicólogo e um nutricionista para apoio durante toda a gestação. A gestação pode ser o momento da virada, o momento de começar uma vida mais saudável em prol da saúde do bebê que vai chegar. Nunca tenha medo de pedir ajuda ou de aconselhar alguém que precise.

Mais artigos desse blog sobre nutrição na gestação aqui e aqui também.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!