O que é nutritional yeast (levedura nutricional)?

Levedura nutricional (Nutritional Yeast)

Levedura nutricional (Nutritional Yeast)

Vegetarianos vivem deixando mensagens pra mim aqui no site e também lá no Facebook. Os tipos de dúvida variam mas a suplementação é uma delas. Recentemente, mais e mais pessoas me perguntam sobre a levedura nutricional (nutritional yeast). Você sabe o que é isso?

Leveduras são fungos, assim como os cogumelos e bolores. A levedura nutricional é o nome dado a um organismo com uma única célula: o Saccharomyces Cerevisiae. Talvez seu médico já tenha prescrito para você outro tipo de levedura, o Saccharomyces boulardii (presente em medicamentos como o floratil e várias outras marcas). Ela é muito usada no tratamento de diarreia, como a do viajante. Nunca aconteceu com você? Viajar, comer algo na rua e passar mal? Bem, anota aí: nesse caso o Saccharomyces boulardii é super eficiente.

No caso da levedura nutricional, o fungo (Saccharomyces Cerevisiae) cresce em um meio rico em carboidratos, depois é lavado e seco, na indústria. No processo de fermentação dos carboidratos, as leveduras produzem vitaminas do complexo B, como a cobalamina (B12), tão importante para vegetarianos. Também fornece selênio, zinco e proteína. É pobre em gorduras, não contém açúcares adicionados, preservativos ou glúten. Na culinária, a levedura nutricional dá um sabor especial, amendoado. A adição de 1 a 2 colheres de sopa deixa sopas e outros pratos mais cremosos, como se queijo houvesse sido adicionado à preparação. Pode ser adicionado também sobre a pipoca, batata assada ou purê de batata, massas...

Se quiser conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças.

Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!