Dieta cetogênica reduz convulsões. Como funciona?

A dieta cetogênica vem sendo bastante estudada no sentido de aliviar convulsões em crianças. Existe a dieta cetogênica clássica e a modificada. Ambas privilegiam o consumo de alimentos ricos em gorduras e com baixo teor de carboidratos.

Como funciona? O corpo utiliza carboidratos provenientes dos alimentos como fonte de energia. Quando o consumo de carboidratos é baixo o organismo passa a utilizar gorduras como fonte de energia. Como resultado há produção de corpos cetônicos. Quando a quantidade de corpos cetônicos circulante é alta a frequência das convulsões costuma ser mais baixa.

Desta forma, carnes, ovos, queijos, azeite, manteiga e óleo de coco estão presentes em maiores quantidades na dieta. Frutas e verduras estão presentes em quantidades menores e alimentos ricos em carboidratos são excluídos (açúcar, grãos, massas, pães, tubérculos).

A dieta cetogênica clássica tem uma proporção de 4:1. Isto significa que para cada 4 gramas de gordura na dieta haverá 1 grama de carboidrato. Na dieta cetogênica modificada permite-se o consumo de apenas 10 a 20 gramas de carboidratos diariamente. Para ter ideia de quão baixo é isso, tenha em mente que uma mação pequena já fornece 15 gramas de carboidratos!

A dieta cetogênica costuma ser testada por 3 meses. Se a criança está bem costuma ser seguida por cerca de 2 anos. Após esta fase, os carboidratos começam a ser lentamente reintroduzidos. Se as convulsões mantiverem-se controladas o consumo de carboidratos será liberado.

Para seguir a dieta cetogênica há necessidade de acompanhamento nutricional e médico pois a suplementação de micronutrientes é indispensável. Sem ela, deficiências nutricionais surgem comprometendo o crescimento to e desenvolvimento infantil. Além disso, sintomas gastrointestinais podem surgir.

Para saber mais acesse meus cursos online:

- Nutrição na SD: https://www.udemy.com/sindrome-de-down/?couponCode=SD2016

- Nutrição no Autismo: https://www.udemy.com/nutricao-e-suplementacao-no-autismo/…

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!