Câncer e dieta vegetariana.

Fonte da imagem: NATALIEMAYNOR (FLICKR)

Fonte da imagem: NATALIEMAYNOR (FLICKR)

Em 2005 o Dr. Ornish e seus colaboradores demonstraram que pacientes com câncer de próstata apresentavam grande redução de células cancerígenas quando expostos a uma dieta baseada em vegetais. Em mulheres, a adoção da dieta baseada em vegetais (rica em fibras, pobre em gorduras) por apenas 2 semanas teve o mesmo efeito (Barnard et al., 2006).

Componentes das plantas podem reduzir a multiplicação de células cancerígenas (Key et al., 2009). O mesmo não se dá com o consumo de alimentos de origem animal, os quais estimulam a produção de IGF-1, hormônio que aumenta a progressão de tumores malígnos (Guevara-Aguirre et al., 2011; Levine et al., 2014).

Em dezembro de 2015 publiquei o manual de nutrição para sobreviventes do câncer. Você pode fazer o download aqui.

Se quiser conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças.

Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!