Dieta durante o tratamento do câncer

A alimentação é um fator importante no desenvolvimento do câncer. Sabe-se, por exemplo, que dietas pobres em fibras, antioxidantes e ricas em aminas aromáticas, álcool, gordura e calorias aumentam o risco de câncer. Portanto, o paciente com câncer não deve se alimentar exageradamente pois estará também alimentando células que não devem se desenvolver ainda mais.

Salsichas, peixes defumados e outras carnes processadas são ricos em aminas aromáticas, potencialmente carcinogênicas, devendo ser excluídos da dieta.

Outro composto atualmente estudado são as poliaminas. Estas moléculas carregadas positivamente estão presentes em alimentos de origem vegetal e animal e aceleram o crescimento celular. Esta aceleração pode ser desejável em várias fases da vida, mas não durante o tratamento do câncer. Neste caso, o que se pretende é a redução da proliferação das células.

Exemplo de alimentos ricos em poliaminas: ostras, camarões, caranguejo, fígado, brócolis, repolho, cogumelos, amêndoas, pistache, trigo, mostarda, lentilha. Recomenda-se que os mesmos sejam excluídos durante o tratamento quimioterápico ou em fases de muita dor. Posteriormente, estes alimentos podem voltar à dieta.

Fonte: Büyükuslu. (2015). Dietary polyamines and diseases: reducing polyamide intake can be beneficial in cancer treatment. Journal of nutrients, 2(2):27-38.

Filme: Crazy, sexy, cancer - o documentário conta a história de Kriss Carr (foto abaixo), uma jovem que descobre um câncer hepático incurável (e teoricamente intratável). Ela resolve mudar de vida e a estratégia principal foi a adoção de uma alimentação vegetariana. Apesar do péssimo prognóstico inicial passaram-se mais de 10 anos e Kriss está com a saúde muito melhor hoje. Vale a pena assistir. Seguem os links para o filme completo (em inglês):

Parte 1    -    Parte 2    -    Parte 3    -    Parte 4    -    Parte 5

Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica

Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.

Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:

Proteína vegana sem corantes e sabor neutro:

Manual para sobreviventes do câncer aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags