Dieta durante o tratamento do câncer

A alimentação é um fator importante no desenvolvimento do câncer. Sabe-se, por exemplo, que dietas pobres em fibras, antioxidantes e ricas em aminas aromáticas, álcool, gordura e calorias aumentam o risco de câncer. Portanto, o paciente com câncer não deve se alimentar exageradamente pois estará também alimentando células que não devem se desenvolver ainda mais.

Salsichas, peixes defumados e outras carnes processadas são ricos em aminas aromáticas, potencialmente carcinogênicas, devendo ser excluídos da dieta.

Outro composto atualmente estudado são as poliaminas. Estas moléculas carregadas positivamente estão presentes em alimentos de origem vegetal e animal e aceleram o crescimento celular. Esta aceleração pode ser desejável em várias fases da vida, mas não durante o tratamento do câncer. Neste caso, o que se pretende é a redução da proliferação das células.

Exemplo de alimentos ricos em poliaminas: ostras, camarões, caranguejo, fígado, brócolis, repolho, cogumelos, amêndoas, pistache, trigo, mostarda, lentilha. Recomenda-se que os mesmos sejam excluídos durante o tratamento quimioterápico ou em fases de muita dor. Posteriormente, estes alimentos podem voltar à dieta.

Fonte: Büyükuslu. (2015). Dietary polyamines and diseases: reducing polyamide intake can be beneficial in cancer treatment. Journal of nutrients, 2(2):27-38.

Filme: Crazy, sexy, cancer - o documentário conta a história de Kriss Carr (foto abaixo), uma jovem que descobre um câncer hepático incurável (e teoricamente intratável). Ela resolve mudar de vida e a estratégia principal foi a adoção de uma alimentação vegetariana. Apesar do péssimo prognóstico inicial passaram-se mais de 10 anos e Kriss está com a saúde muito melhor hoje. Vale a pena assistir. Seguem os links para o filme completo (em inglês):

Parte 1    -    Parte 2    -    Parte 3    -    Parte 4    -    Parte 5

Mais: 

+ Carnes processadas aumentam o risco de câncer

+ Nutrição durante a quimioterapia

Manual para sobreviventes do câncer aqui.

Dra. Andreia Torres - CRN 1685/1

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags