As escolhas do dia

Todos os dias fazemos escolhas que podem mudar nosso destino, quando nos referimos à saúde e à doença. Veja abaixo uma lista de hábitos positivos (+) e negativos (-). Como está este equilíbrio na sua vida? Você está se ajudando ou se prejudicando mais. Este teste simples pode te ajudar a criar novas estratégias, que a longo prazo só trarão benefícios. Na maioria dos dias da semana você:

_ Toma café da manhã (+)

_ Faz apenas três refeições ao dia (-)

_ Utiliza as escadas ao invés do elevador  (+)

_ Toma apenas café pela manhã ou nos lanches (-)

_ Caminha sempre que pode, para a parada de ônibus, no parque ou deixa seu carro mais longe (+)

_ Assiste TV ou fica na internet até tarde - após 22h (-)

_ Tira uma soneca de cinco minutos quando cansado (+)

_ Dorme a tarde toda (-)

_ Exercita-se na maioria dos dias da semana (+)

_ Come muito carboidrato, como arroz, macarrão, biscoitos, doces... (-)

_ Come fora na maior parte da semana (-)

_ Evita fast food (+)

_ Dorme 4 a 5 horas por noite (-)

_ Dorme 7 a 8 horas por noite (+)

_ Come peixes ou alimentos ricos em ômega-3 duas a três vezes na semana (+)

_ Come sobremesa sempre (-)

_ Consome três frutas ou mais ao dia (+)

_ Consome refrigerantes regularmente (-)

_ Bebe mais suco e refrigerante (mesmo diet) mais do que água (-)

_ Mastiga bem os alimentos (+)

_ Bebe pelo menos 2 litros de água ao dia (+)

_ Tem amigos saudáveis e que o estimulam a manter um estilo de vida saudável (+)

_ Come chocolate ou outras guloseimas quando está com fome (-)

_ Utiliza o fio dental (+)

_ Consome salada variada (+)

_ Planeja as refeições com antecedência (+)

_ Consome suplementos sem orientação (-)

_ Consome frituras (-)

_ Troca a comida por suplementos (-)

- Consome mais do que uma porção de álcool ao dia, se mulher, e mais do que duas porções ao dia, se homem (-)

_ Consome bebidas alcoólicas três vezes ou mais por semana (-)

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!