Brasil é campeão em mortalidade por câncer

A incidência de câncer não para de aumentar no Brasil. E o pior, o país é campeão de mortalidade, de acordo com a OECD.

Um dos fatores de risco para o aumento da incidência do câncer é o consumo de álcool, que aumenta ainda o risco de uma série de doenças hepáticas e gastrointestinais.

Mesmo em quantidades baixas (um drink ao dia para mulheres e 2 drinks para homens) pode aumentar a probabilidade de aparecimento de câncer de mama e ovários nas mulheres e de próstata nos homens. A propensão aumenta ainda mais se a pessoa também fumar. O estudo mais recente sobre o assunto foi publicado por Yin Cao e colaboradores de Harvard no BMJ no dia 18/08/15. 

Outras estratégias essenciais para a redução da mortalidade é a dieta saudável, a redução do consumo de carnes processadas, a atividade física e os exames de rotina.

- Câncer de mama

Marcou uma consulta? Não esqueça de preencher:

+ Formulário pré-consulta

Dra. Andreia Torres - CRN 1685/1

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!