Comece o dia bem

Pra muita gente acordar cedo é um tormento. Quanto mais cedo pior, acordam de mal humor e o dia começa todo errado. Mas ao invés de desligar o despertador 3 vezes antes de levantar você pode tentar algo diferente. Abaixo seguem algumas estratégias que podem ajudar seu dia a começar bem.

Organize-se: antes de dormir prepare sua roupa, lanche e almoço (se for levar). Deixe sua chave perto de sua bolsa ou carteira, tome um banho gostoso e desconecte-se.

- Durma mais cedo: a internet e a TV estão mesmo te agregando algo nas madrugadas? Se não, vá para a cama mais cedo hoje. O sono atrasado contribui para desequilíbrios hormonais que geram ganho de gordura abdominal, dores de cabeça, piora da memória e da capacidade de concentração.

- Levante assim que o despertador tocar e faça um bochecho com óleo de coco ou azeite extra-virgem: esta prática da medicina Ayurvédica limpa a boca de bactérias e suas toxinas, produzidas à noite. Bocheche por 5 minutos e cuspa. Não engula o conteúdo. 

- Escreva ao acordar: neste momento estamos com a mente fresquinha mas ainda sonolentos. Deixe seu subconsciente trabalhar para você nesta hora deixando seus sentimentos aparecerem. Você poderá descobrir coisas importantes abrindo espaço no seu dia para a reflexão. Outra opção é priorizar o que tem para fazer para que seu dia renda mais. Você pode até escrever enquanto faz o bochecho com óleo de coco.

- Beba água com limão: se você todo dia bebe café ao acordar e ao longo do dia e mesmo assim sente-se sem energia está na hora de mudar. Troque a primeira bebida do dia por um copo de água com limão. A vitamina C da fruta irá acordar seu organismo, reduzir os radicais livres produzidos à noite, sem sobrecarregar suas adrenais com cafeína.

Faça saudações ao sol: esta prática também pode mudar seu dia, fazendo seu sangue circular melhor e oxigenando seu organismo. 

- Medite: eu uso o aplicativo headspace de manhã. Apenas 10 minutinhos e me sinto feliz, confortável comigo mesma e pronta para enfrentar os desafios do dia.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!