Sua preocupação com aparência é normal?

Nossa cultura valoriza excessivamente a aparência e isto leva adolescentes, homens e mulheres adultos e idosos a desenvolveram distúrbios de imagem corporal. Estes distúrbios podem dificultar os relacionamentos, reduzir a autoestima e autoconfiança. De acordo com a palestra de Meghan Ramsey no TedX 1 em cada 3 adolescentes deixam de participar de debates em sala de aula para não chamar atenção para a própria aparência. Adolescentes que acham que estão acima do peso em geral vão pior nas provas. E mulheres faltam à entrevistas de trabalho quando não se sentem confiantes com a própria aparência. Pessoas com distúrbios de imagem corporal também estão mais propensas a distúrbios alimentares, depressão, adotam comportamentos mais arriscados (sexo desprotegidos, cirurgias plásticas desnecessárias, dietas malucas, etilismo...).

E suas preocupações com aparência, são normais? Assista ao vídeo abaixo e pense no assunto.

Se você acha que suas preocupações estão excessivas procure um tratamento. A psicoterapia é fundamental. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/