Deficiência de vitamina B12 em veganos

A vitamina B12 é um nutriente presente quase exclusivamente em alimentos de origem animal. Sua deficiência em veganos pode aparecer depois de anos de dieta restritiva e causa danos no sistema nervoso central e periférico. 

Vários sintomas podem aparecer como diarreia ou constipação, fadiga, tontura, perda de apetite, palidez, dificuldade de concentração, falta de ar, inchaço na língua, sangramento gengival, depressão, formigamento de mãos/pés e tosse crônica.

Além dos veganos estão sob maior risco de deficiência os indivíduos com doença de Crohn ou problemas da tireóide, com ausência do fator intrínseco, pacientes que passaram por redução de estômago, ou do intestino delgado e nos casos de alcoolismo crônico. 

A prevenção é, em geral, feita com o uso de vitamina B12 sublingual e o tratamento com injeções de B12.

Para saber mais sobre a vitamina B12 clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!