As caminhadas na minha vida

Caminhadas possuem muitos benefícios: melhoram a circulação, reduzem o risco de osteoporose, aumentam a sensação de bem estar, contribuem para a manutenção do peso... 

Eu comecei a caminhar aos 15 anos. Não sei como "descobri" esse exercício, mas desde que comecei nunca mais parei. Já entrei na academia umas 600 vezes. E já fiz Karatê, pilates, dança de salão, natação, hidroginástica, escalada, vela, windsurf, corrida... Tudo muito bom, mas a caminhada sim permanece firme e forte há  25 anos.

Só tenho uma explicação para isso: não gosto de esportes competitivos, até porque sou muito competitiva. E sou péssima em esportes. E fico brava quando perco. Mas na caminhada sou ótima! Não só consigo colocar um pé na frente do outro milhares de vezes sem errar, como sou multitask. Andando penso na vida, respiro, olho as árvores, o céu e as pessoas, além de resolver todos os problemas do mundo. Consigo caminhar com qualquer tipo de roupa, com vários tipos de sapatos, em qualquer terreno. Sozinha, com o cachorro ou com amigos. Sou muito, muito boa!

Às vezes tomo café da manhã antes de caminhar, às vezes só como uma banana, às vezes não como nada. E meu corpo aceita feliz todas essas opções. A única coisa que ele não aceita é ficar sem água, bebo antes durante e depois. E se estiver em Brasília bebo muita água antes, muita água durante e muita água depois. Mas às vezes volto correndo porque minha bexiga é pequena.

Amanhã falo da meditação e yoga na minha vida. Bom final de semana!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!