As melhores estratégias para a prevenção do câncer

Mensagens de saúde podem ser muito confusas. A indústria tem um grande papel nisso pois precisa vender em um mercado competitivo e acaba soltando mensagens como "coca-cola faz bem em pequena quantidade". O problema é que, de forma geral, a população está comendo cada vez mais alimentos industrializados, comendo cada vez mais fora de casa e se exercitando cada vez menos. E os estudos são unânimes ao mostrar que este estilo de vida aumenta a chance de desenvolvimento de uma série de doenças, inclusive certos tipos de câncer

O básico da alimentação não é controverso e essas recomendações nunca mudam: consuma (pelo menos) 5 porções de frutas e verduras ao dia, troque cereais refinados pelos integrais e diminua açúcar e alimentos ultra processados.

Outras estratégias importantes para a prevenção do câncer são fazer pelo menos 30 minutos de atividade física ao dia, não fumar, e moderar no consumo de bebidas alcoólicas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!