Como funciona o aparelho de bioimpedância?

Muitas pessoas compram aparelhos de bioimpedância e ficam confusas com a variações das medições entre um dia e o outro. Para entender melhor os valores de percentual de gordura gerado pelos aparelhos conheça um pouco mais sobre a bioimpedância:

Aparelhos de bioimpedância bipolares e tetrapolar (último à direita, marca Tanita).

Aparelhos de bioimpedância bipolares e tetrapolar (último à direita, marca Tanita).

A bioimpedância é um método de avaliação da composição corporal rápido e não invasivo. Por meio do aparelho uma corrente elétrica de baixo nível é passada através do corpo e a impedância (Z) é medida. Quando o volume da água corporal total do indivíduo é grande, a corrente flui mais facilmente através do corpo com menor resistência. A resistência será maior em indivíduos com grande quantidade de gordura corporal, dado que o tecido adiposo é mau condutor de corrente elétrica.

Lembre-se: a quantidade de água é menor no tecido adiposo e maior na massa livre de gordura. Também é importante ter em mente que fatores como alimentação, bebidas, desidratação e exercícios alteram o estado de hidratação do indivíduo, portanto afetam a resistência total do corpo e a estimativa da massa livre de gordura.

Os aparelhos vendidos ao grande público não são profissionais por isto o erro é um pouco maior. Além disso existem aparelhos bipolares (cujos pontos de contato com o organismo são apenas mãos ou pés), menos precisos, e aparelhos tetrapolares (cujos pontos de contatos com o organismo são pés e mãos), os quais são mais precisos. 

O protocolo correto para a bioimpedância também precisa ser observado afim de minimizar erros:

  • Não comer ou beber quatro horas do teste;
  • Não fazer exercícios no dia do teste (inclusive atividade sexual);
  • Urinar antes do exame (máximo 30 minutos antes);
  • Não consumir bebida alcoólica por 48 horas;
  • Não tomar medicamentos diuréticos por 7 dias;
  • Não fazer o exame no período pré-menstrual, caso a retenha líquidos.

Livro gratuito: "Agora eu emagreço de vez"

Artigos sobre bioimpedância e…

– Hemodiálise:  http://www.nature.com/ki/journal/v52/n6/abs/ki1997493a.html– Obesidade: http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=2151874

–  Ciclo menstrual: http://www.ajcn.org/content/50/5/903.abstract– Gordura corporal: http://adc.bmj.com/content/85/3/263.full

– Homens saudáveis: http://www.ajcn.org/content/63/6/856.abstract

– Crianças e adolescentes: http://www.ajcn.org/content/75/6/978.abstract

– Crianças com HIV+: http://jpeds.com/retrieve/pii/S0022347696701610

– Crianças: http://resources.metapress.com/pdf-preview.axd?code=vk8kp0yeggyqxt09&size=largest

– x antropometria: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2707216

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.