Comida de verdade

O que é comida de verdade para você? De acordo com os participantes das conferências regionais de segurança alimentar e nutricional nos diversos estados brasileiros, comida de verdade consiste em sistemas alimentares pautados nos direitos da alimentação de qualidade para a população, na garantia de estoques de alimentos, assegurados pelo Estado, e baseia-se nas formas de vida de quem produz, distribui e consome os alimentos, e que não se sujeitam aos interesses do mercado e de grandes empresas multinacionais. 

Significa o respeito e garantia dos direitos territoriais e à sociobiodiversidade, a democratização do acesso à terra e à água, o acesso aos mercados locais e aos meios de produção, as sementes e aos recursos naturais, o fortalecimento da produção e do consumo local de alimentos.

Também pode ser entendida como aquela produzida em bases agroecológicas que por sua vez é carregada de energia vital e representa a vontade do agricultor e da agricultora para semear, cuidar e colher alimentos produzidos, preservando recursos naturais, resgatando práticas tradicionais de produção familiar e agroecológica.

É também o consumo de alimentos saudáveis, variados, sem agrotóxicos e trnasgênicos, com o mínimo de processamento, variedades de produtos, preferencialmente regionais e sazonais, respeitando a cultura e as tradições locais.

Outras definições, as quais serão discutidas por 2.000 representantes da sociedade em Brasília no mês de novembro podem ser lidas aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.