Os bebês vegetarianos

Bebês nascem em famílias com valores e hábitos pré-estabelecidos. Assim como pais escolhem fornecer carnes aos bebes outras famílias escolhem outros caminhos, também possíveis e saudáveis.

Todos os bebês devem ser amamentados até os 6 meses de vida. Na impossibilidade de aleitamento materno, substitutos do leite devem ser incluídos. Converse com seu nutricionista a esse respeito. Enquanto os bebês estão sendo amamentados estão recebendo nutrientes em quantidades adequadas ao seu crescimento e desenvolvimento.

Após este período o leite materno deixa de suprir todas as necessidades do bebê. A Organizações Mundial de Saúde recomenda que aleitamento continue até os 2 anos (pelo menos em dois horários). Nos outros horários o bebê deve receber também frutas, verduras, legumes e fontes proteicas (animais como o ovo ou vegetais, vindas principalmente das leguminosas).

Não deixe de acompanhar o ganho de peso e crescimento do bebê nas curvas do cartão da criança. Estas curvas devem ser sempre ascendentes, indicando um bom aporte energético e proteico. O desenvolvimento também deve ser acompanhado. Ele depende também de um bom aporte de gorduras, que podem vir de alimentos como azeite, óleo de coco, óleo de linhaça ou abacate. As gorduras são fundamentais para garantir o bom desenvolvimento do sistema nervoso. 

A dieta vegetariana pode ser saudável, completa e benéfica para as pessoas, os animais e o meio ambiente. Contudo, muitas pessoas sentem dificuldade na transição da dieta onívora para a dieta vegetariana.

Também possuem muitas dúvidas acerca da combinação dos alimentos e da necessidade de suplementação. Neste curso 100% online o papel dos nutrientes são discutidos, assim como a forma de atingir a recomendação dos mesmos e preservar a saúde. Saiba mais assistindo ao vídeo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!