Cenouras realmente protegem a visão

Agora que comecei a usar óculos o tema alimentação e saúde da visão voltou a me interessar. Há muito se sabe que pigmentos carotenóides (como luteína, zeaxantina e beta caroteno) encontrados em alimentos como cenouras, goji berries, batata doce, pimentões amarelos, espinafre, brócolis e couve reduzem a degeneração macular. A doença, que afeta a parte central da retina, é uma das principais causas de perda da visão em idosos. 

Encontrei agora um estudo, publicado por pesquisadores de Harvard na revista Ophthalmology em 08/10/15, que descreve os resultados do acompanhamento de 63.443 mulheres e 38.603 homens por mais de 10 anos. Indivíduos com maior consumo de luteína e zeaxantina tiveram um risco 40% menor de desnvolver degeneração macular. O consumo de carotenóides como beta criptoxantina e beta-caroteno reduziram o risco de degeneração macular em 25 a 35%. 

Além da dieta pobre em antioxidantes outros fatores podem contribuir para a degeneração macular como a própria genética e o tabagismo. 

Para saber mais sobre a importância das frutas e verduras na saúde, em geral, assista o vídeo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!