Nutricionista pode fazer atendimento online?

Estou morando fora do Brasil e entendo a dificuldade dos brasileiros em se adaptarem a uma cultura que não é a nossa. E o pior, quando precisam de aconselhamento nutricional muitas vezes esbarram-se com profissionais de saúde incapazes de compreender nossos hábitos alimentares. Por isto, se você está fora do Brasil e precisa de um aconselhamento nutricional entre em contato por meio do formulário eletrônico no canto inferior desta página. Sou nutricionista especializada em nutrição esportiva, clínica e funcional. Fiz mestrado em nutrição humana e doutorado em nutrição clínica, com estágio doutoral na faculdade de saúde pública de Harvard. Possuo também certificação internacional em coaching, yoga e personal training. Atualmente presto consultorias online nestas áreas.

No Brasil, o atendimento virtual não é permitido, constituindo-se infração de acordo com o Código de Ética do Nutricionista (CEN), descrito na Resolução CFN 334/2004. Contudo, uma vez já tendo ocorrido o atendimento presencial, com uma adequada avaliação e diagnóstico nutricional, prescrição dietética e acompanhamento da evolução nutricional, o contato telefônico ou por meio eletrônico pode ser utilizado como um canal aberto de comunicação para que o paciente possa tirar dúvidas, receber a prescrição dietética e orientações gerais (desde que verbalizados previamente no atendimento presencial). Desta forma, no Brasil, toda a atenção nutricional de meus clientes novos é feita presencialmente. Já clientes antigos podem solicitar acompanhamento online, caso eu esteja fora do Brasil. O coaching de saúde também pode ser feito virtualmente, tanto para clientes novos quanto clientes antigos.

Isto porque, nos Estados Unidos, o atendimento online é permitido e como possuo certificação no país, quando estou fora do Brasil realizo o atendimento de coaching online. A telesaúde, telemedicina ou saúde online não é novidade nos Estados Unidos. Psicólogos, psiquiátras oferecem e-terapias, e-aconselhamentos utilizando-se de recursos como email, vídeo conferência ou telefone. Existe uma demanda crescente da população por outros serviços de saúde a distância, pois os mesmos economizam tempo de deslocamento, viagens, estacionamento etc. As pesquisas mostram que, na maioria dos casos, o aconselhamento a distância é tão eficiente quanto o presencial. 

De qualquer forma, é fundamental que o profissional garanta a confiabilidade das informações, reservando um local apropriado para o contato com o paciente, sem interferência de outras pessoas e por meio de uma conexão de internet segura.  Apesar dos desafios do setor as vantagens para os clientes justificam o crescimento do atendimento online em vários países do mundo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!