Diminua sua exposição ao cádmio

O cádmio é um mineral altamente tóxico, contribuindo com doenças como diabetes, vários tipos de cânceres, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Fumantes ativos e passivos tem a maior exposição. Fertilizantes utilizados na agricultura e panelas de cerâmica antigas também podem liberar cádmio. Por isso, alimentos de origem vegetal e vísceras de animais também podem ser fontes de cádmio. Um grande problema é que o cádmio pode permanecer anos no organismo, fragmentando o DNA e destruindo células. 

Mas e agora, parar de consumir tudo? Não! Um estudo publicado no the Journal of the Medical Association of Thailand mostrou que apesar de o cádmio estar nos alimentos a sua absorção pode ser reduzida com a presença de alguns nutrientes, como vitamina C, ferro, fibras, fitatos, cálcio e magnésio. Por isto, vegetarianos costumam ter níveis de cádmio circulantes menores do que indivíduos que consomem carnes e vísceras.

A melhor recomendação é não fumar e nem ficar em ambientes fechados com pessoas fumando e consumir diariamente uma abundância de frutas e verduras.

Necessitando de acompanhamento nutricional? Entre em contato utilizando o formulário no canto inferior da página.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!