Um novo ponto de corte para o colesterol total?

O colesterol é um composto químico gorduroso fundamental para a integridade da membrana das células do organismo, para a produção de hormônios e vitamina D. A maior parte é sintetizada no fígado e é transportada no sangue por lipoproteínas, como o LDL e o HDL.  O LDL-colesterol ou “colesterol mau” sai do fígado transportando gordura pelo organismo. Seu aumento é associado a maior o risco de desenvolvimento de doença coronariana.  O excesso de LDL gera leva a um maior depósito de colesterol na parede das artérias provocando a formação de placas gordurosas que estreitam os vasos e podem impedir a circulação do sangue.

As lipoproteínas do tipo HDL, ou “bom colesterol” remove o colesterol da parede das artérias, levando-o de volta ao fígado. De forma simplista, quanto maior sua concentração no sangue, maior a proteção conferida contra o excesso de colesterol e a doença aterosclerótica.

O controle do colesterol retarda o endurecimento das artérias e pode até reverter o processo de crescimeto da placa. Estudos clínicos demonstraram que a queda de um ponto percentual nos níveis de colesterol associa-se com uma queda de dois pontos percentuais no risco de ataque cardíaco. Para saber a quantas anda seu nível de colesterol total e de suas lipoproteínas HDL e LDL faça a dosagem a cada 5 anos. 

Até hoje recomenda-se que o colesterol total fique abaixo de 200 mg/dl e colesterol LDL abaixo de 160 mg/dL. Contudo, 35% das pessoas que infração possuem níveis menores do que esses. E dificilmente se infarta com colesterol abaixo de 150 mg/dl. Assim, níveis de 200mg/dl parecem ainda muito altos enquanto política de saúde pública. 

A forma mais eficiente para se manter valores mais baixos de colesterol total e LDL-c é a adoção de uma dieta baseada principalmente em alimentos de origem vegetal. Contudo, ultimamente há uma onda de dietas paleolíticas, Atkins e Dukan, ricas em alimentos de origem animal, carnes e gorduras saturadas. As mesmas visam a perda de peso (na verdade visam a venda de livros e produtos), mas desconsideram outros pontos chave para a saúde. Excesso de carnes processadas e colesterol na dieta aumenta o risco de câncerAlzheimer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Livro gratuito: "Agora eu emagreço de vez"

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!