Coma mais frutas e verduras!

Especialistas do University College London divulgaram estudo esta semana, no qual recomendam o aumento do consumo de frutas e verduras de 5 para 7 porções ao dia. A pesquisa liderada pela Dra. Oyinlola Oyenbode analisou os registros alimentares de 65.000 pessoas e revelou após 8 anos de pesquisas que quanto maior é o consumo de frutas e vegetais frescos, menor é o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e câncer. O consumo de 7 ou mais porções de frutas e vegetais por dia foi associado a um risco 42 % menor de morte por todas causas. Ele também foi associado com um risco 25 % inferior de câncer de intestino e 31 % menor risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral. O estudo mostrou que as verduras e legumes parecem ter um efeito protetor superior às frutas.

No Brasil, assim como nos EUA e na Inglaterra, as campanhas incentivam o consumo de 5 porções de frutas e verduras ao dia. Porem, por aqui, apenas 20,2% da população consome a esta recomendação de 5 porções ou mais de frutas e verduras diariamente (Brasil, 2012).

Insira mais frutas e verduras no seu cardápio e na alimentação de sua família, seguindo as dicas:

1.      Faça recheios naturais para seu sanduíche, omelete, lasanha ou pizza. Alface, cenoura, beterraba, espinafre, brócolis, pimentões, tomates, ervilhas, cogumelos e abobrinha, são algumas possibilidades.

2.      Vitaminas feitas com leite desnatado ou extratos (como o de soja e o de amêndoa) e uma fruta da estação (banana, morango, abacate, mamão) são opções saudáveis para o café da manhã ou lanches.

3. Teste receitas de sucos com frutas e verduras.

4. Inclua vegetais coloridos diariamente em sua salada.

5. O tempo esfriou? Que tal uma sopa de legumes quentinha?

6.  Deixe as frutas sempre lavadas e à mostra para não esquecê-las na hora de sair.

Leia mais:

- Aumente o consumo de vegetais para viver mais

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!