Plano de alimentação para turbinar o seu cérebro e memória

A alimentação saudável é a melhor terapia para o seu cérebro. Seguem as melhores dicas para você reprogramar o órgão mais importante do seu corpo:

- Hidrate-se adequadamente: o cérebro é constituído por 80% de água e sofre quando esta quantidade cai. Dê preferência à água, chá de ervas. Evite o consumo de bebidas cheias de toxinas como o café, os refrigerantes à base de cola e bebidas adoçadas artificialmente.

- Não coma muito: calorias em excesso aumentam a produção de radicais livres e o risco de doenças neurodegenerativas.

- Consuma fontes de ômega-3: peixes de água fria e sementes, como a linhaça, fornecem gorduras saudáveis, fundamentais para a saúde dos neurônios, para o equilíbrio do humor e para a redução da compulsão alimentar.

- Varie as frutas e verduras diariamente: alimentos de origem vegetal são fontes importantes de vitaminas e minerais protetores. Tente variar o consumo destes alimentos, inserindo representantes bastante coloridos, como morango, mirtilo, açaí, amora, abacate, abóbora, cenoura, pimentão de várias cores, cerejas, kiwi, uva roxa, brócolis, couve e espinafre.

- Não deixe faltar proteína: carnes magras, ovos, laticínios, queijos, soja, ervilha, lentilha, grão de bico, feijão, sementes, castanhas fornecem aminoácidos importantes para a adequada produção de neurotransmissores que controlam reações fundamentais do organismo.

- Não exagere no açúcar: açúcar, doces e até cereais integrais aumentam a inflamação do organismo e envelhecem o cérebro precocemente. Para diminuir a compulsão por doces não passe mais de 3 horas sem se alimentar, pratique exercício, durma bem e inclua gorduras saudáveis na dieta (azeite, abacate, óleo de coco são boas opções).

- Procure um nutricionista: desequilíbrios hormonais, disbiose e deficiências nutricionais prejudicam o cérebro. Caso precise de ajuda para montar um cardápio mais saudável não pense duas vezes. Este profissional também pode ajudá-lo a escolher os suplementos mais adequados ao seu caso. Ervas como a bacopa, a rhodiola e a huperzia serrata vem mostrando-se bom coadjuvantes da memória.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags ,