Conheça a pirâmide funcional

O Instituto de Medicina Funcional do Canadá e outras instituições de ensino e pesquisa propõe diferentes tipos de pirâmide alimentar, baseadas em referências científicas recentes. Enquanto algumas possuem frutas e verduras na base, outras trazem as fontes de lipídios de boa qualidade como as principais fornecedoras de calorias. Já Harvard faz uma combinação entre lipídios, frutas e verduras e cereais integrais.

Nas castanhas encontra-se uma grande quantidade de gorduras poliinsaturadas, reconhecidas pela capacidade de redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer. Além disso, possuem altos teores do aminoácido arginina, fibras, ácido fólico, magnésio e diferentes flavonóides, polifenóis e tocoferóis, todos com ação antioxidante. São a melhor fonte de selênio, mineral constituinte de enximas antioxidantes, capazes de reduzir a oxidação prejudicial de lipídios corporais, além de aumentar a produção de células do sistema imune.

Vegetais devem ser consumidos diariamente em abundância (5 a 7 porções diárias). Dentre estes, destacam-se as brássicas (como agrião, brócolis, couve-flor, couve mineira, repolho e rúcula), ricas em substâncias antioxidantes, antiiflamatórias e anticarcinogênicas.

Os cereais devem ser consumidos na forma integral, pois estes possuem compostos fenólicos capazes de inibir a oxidação lipídica e a produção exagerada de radicais livres. Também são importantes fontes de fibras, as quais regulam o funcionamento intestinal, auxiliam a manutenção do peso e diminuem a velocidade de absorção de carboidratos e gorduras.

Leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico também são fonte de fibras, principalmente solúveis e vários minerais. Já os laticínios passam para cima da pirâmide, devendo ser consumidos com moderação, uma vez que vem sendo associados ao desenvolvimento de diabetes, acne, má digestão, maior mortalidade em pacientes com câncer e até osteoporose.

Conheça meu livro: "O que aprendi em Harvard"

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!